Siga em Frente - Austin Kleon
- fernandamschmid
- 26 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de mai. de 2024

Pegue o que precisa, deixe o resto de lado.
Do autor de “Roube como um Artista”, Austin Kleon, “Siga em Frente” segue o mesmo estilo. Não é tão bom quanto - talvez por não ter o mesmo efeito de novidade. Ainda assim, é uma leitura tão rapidinha, que vale a pena. E como o próprio autor sugere: “Pegue o que precisa, deixe o resto de lado.” - escolhi as dicas que mais gostei do livro, e reorganizei na minha própria lista e com minhas próprias ideias.
1 - Rituais Diários: a repetição de hábitos é o maior segredo da produtividade. Ter uma rotina organiza a vida e ajuda a dar valor ao tempo - e com isso, cria a liberdade e o tempo que precisamos para aquilo que nos nutre. Se tiver atividade física no ritual, melhor ainda.
2 - Listas: O autor diz que “Listas ordenam o caos do universo” - e eu não poderia concordar mais. Listas ajudam a organizar as ideias, a fazer planos e a esvaziar a cabeça. Eu tenho lista pra tudo, até para as coisas que eu não vou fazer!
3 - Um Teto Todo Seu: Ele usa a expressão “Estação de Bem-Aventurança”, mas eu prefiro a expressão da Virginia Wolff. Ter um lugar (ou um horário) onde você pode ficar sozinho é fundamental para fazer crescer a criatividade e produzir.
4 - Falar não: Esse é difícil…. Mas fundamental. Não para um evento, para uma reunião, para atividades que te desviem do seu plano ou caminho.
5 - Use o Modo Avião: não só no avião. Use para ler, para estudar, para trabalhar. Use até em reuniões, é um sinal de respeito com quem está apresentando. “O Modo Avião pode ser todo um estilo de vida.” E se não der pra ser tão radical, só de desativar as notificações a vida já muda.
6 - Durma: sem entrar muito na neurociência aqui pra não assustar, mas durante o sono tem um tal de “líquido cefalorraquidiano” que flui mais rápido, e sai limpando toxinas e proteínas ruins acumuladas nos neurônios. Tipo um Vanish para a mente cheia de “manchas”. Confie no Sono!!!
7 - Leia livros antigos: (Dizem que) Seneca disse que, ao ler livros antigos, “adicionamos todos os anos vividos pelo autor à nossa própria vida”. Eu sempre incluo alguns clássicos nas minhas leituras do ano. E sempre me surpreendo com como continuam atuais.
8 - Preste atenção no que você presta atenção: no Yoga, o segredo para conseguir se equilibrar em alguns asanas difíceis é o olhar. Para onde os seus olhos vão, o corpo vai. Escolha para onde olhar.
9 - Desacelere: esse eu coloquei aqui para mim mesma - e vai na mesma linha do “falar não”. Desacelerar requer disciplina diária e muita meditação. E aquela lista de coisas que eu não vou fazer.
10 - Mude de Ideia: já bastam os algoritmos que entregam só o que a gente quer ouvir. Interaja com pessoas que tenham perspectivas diferentes, ouça, leia, pense - e sempre que encontrar uma ideia melhor que a sua, adote.
É isso.
PS: Se bobear tem coisa aqui que ele nem falou, e eu roubei de outro lugar.
Para comprar: https://amzn.to/3VcNhNf
Comments