Florescer, Martin Seligman
- fernandamschmid
- 4 de out.
- 1 min de leitura

Tradicionalmente, o objetivo da psicologia é aliviar o sofrimento humano. Já o propósito do movimento da Psicologia Positiva, liderado por Martin Seligman, é diferente: elevar o padrão da condição humana. Não se trata apenas de curar a dor, mas de construir uma vida que vale a pena ser vivida.
Em Florescer, o bem-estar ocupa o centro do palco. A felicidade (ou Emoção Positiva) passa a ser apenas um dos cinco pilares da Psicologia Positiva — junto com engajamento, relacionamentos, propósito e realização. É o modelo PERMA, base para uma vida de realização profunda (quem acompanha o meu podcast Felicidade dá Trabalho com certeza já ouviu bastante a respeito).
Florescer é um livro bastante acadêmico, repleto de referências científicas e relatos de estudos que conectam a Psicologia Positiva a resultados concretos.
Um dos mais marcantes é a relação entre otimismo e redução do risco cardiovascular: pesquisas apontam que pessoas otimistas tendem a cuidar mais da saúde, ter redes de apoio mais fortes e reagir melhor ao estresse, evitando picos de cortisol — fatores que podem ajudar a proteger o coração. Se a relação é causal ou só correlacional, não sei - por via das dúvidas, melhor ser otimista.
Seligman também fala também no livro sobre o MAPP – Master of Applied Positive Psychology, programa de mestrado em Psicologia Positiva Aplicada da UPenn, que já entrou para a minha wishlist. Só falta conseguir ir até Philadelphia uma vez por mês 🛫.







Comentários