top of page

Coisa de Rico, Michel Alcoforado

O que realmente significa ser rico no Brasil — e por que esse livro está repercutindo tanto?


ree

Depois de muita expectativa, finalmente chegou em casa o novo livro do Michel Alcoforado, “Coisa de Rico”. Parei tudo e devorei o livro, óbvio.


O livro mostra, com humor e um olhar antropológico beeeeeem afiado, que “ser rico” no Brasil nunca é só sobre ter dinheiro. É sobre códigos sociais, pertencimento e, principalmente, comparação: sim, sempre existe alguém mais rico do que você.


Pra mim, o melhor do livro é a forma como Michel conta como “se infiltrou” no mundo dos ricos, e como finalmente foi aceito ao ser nomeado o “antropólogo do luxo”. Ah, e enxergar, nos personagens descritos, nossos amigos, colegas, vizinhos e - como não assumir - até mesmo comportamentos meus?!


Acho que é bem daí que vem o sucesso do livro. Michel escancara os códigos das elites, e ao nos enxergarmos nas histórias, ganhamos consciência - e queremos saber mais…


Recomendo muito a leitura!!! 


PS: Diversos momentos do livro me lembraram da série The Gilded Age, e do escândalo gerado por Society as I Have Found It, de Ward McAllister. A série mostra a elite de NY se reinventando, com o dinheiro mudando de mãos, e os desafios dos novos-ricos para pertencer. Recomendo também!!!



Comentários


©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page