Contágio, Jonah Berger
- fernandamschmid
- 6 de jun.
- 2 min de leitura
Esse é um livro que eu gostaria que fosse atualizado.

No livro Contágio, Jonah Berger, professor de Marketing em Wharton, explica a ciência por trás da popularidade de alguns conteúdos (ou por que algumas coisas viralizam e outras são total flop).
Segundo ele, as ideias “contagiosas” são aquelas que contêm alguns ingredientes em comum, que ele resume com o acrônimo STEPPS:
S - Social Currency: o conteúdo vale como uma “moeda social”, ou seja, faz a pessoa que compartilha parecer esperta, interessante, cool. É só pensar na coleguinha que manda as coisas no grupo do zap antes mesmo de ler (ou checar se a notícia é fake).
T - Triggers: a ideia está ligada a algum gatilho mental, que ativa a lembrança - você pode até preferir Coca, mas falou Pipoca, você pensa em…
E - Emotion: Emoções fortes, positivas ou negativas, fazem a gente compartilhar mais. Quem não encaminhou a campanha da Boticário com o filho adolescente?
P - Public: As pessoas copiam o que vêem, e de repente está todo mundo bebendo em copo Stanley.
P - Practical Value: Se a informação é útil, as pessoas naturalmente compartilham pra ajudar umas às outras. Se for resumida em bullet points, melhor ainda (isso não tá no livro, mas posso apostar que tem base estatística).
S - Stories: As pessoas não lembram de fatos, mas histórias. Aposto que você não lembraria da plataforma de investimentos se não fosse pela Bettina, que transformou 1.000 Reais em um milhão?
A lição aqui vale pra tudo: produto, marca pessoal, causa ou conteúdo. O livro é excelente, e os princípios apresentados são muito válidos.
Mas porquê então eu queria que o livro fosse atualizado? Porque ele é de 2013. O Insta, apesar de ser de 2010, nem foi citado (e só depois da aquisição pelo FB é que realmente começamos a ver os algoritmos em ação). Quanto as plataformas distorcem e manipulam o que vemos? Mesmo aqui, quantos posts compartilhados pelos seus amigos nunca chegam em você, porque contém um link externo ou foram postados na hora errada? Será que se seu feed fosse alimentado pelo “boca-a-boca” ele seria igual?
Enfim… Como boa marketeira, apaixonada pela ciência do comportamento humano, adoraria ler “Contágio Versão 2025”.
Link: https://amzn.to/4jAE8a7
Comments