top of page

Felicidade por Acaso, Daniel Gilbert

ree

Você sabe o que vai fazer o seu “EU” do futuro feliz?


Em “Felicidade por Acaso”, Daniel Gilbert, professor de psicologia de Harvard, defende que não, não sabemos. 


Combinando insights e pesquisas de filosofia, neurociência e economia comportamental, Gilbert defende que a forma como fazemos previsões sobre nosso futuro está errada. 


Isso porque a nossa imaginação sobre como será o futuro se baseia nas nossas experiências passadas. Mas a nossa memória é muito menos precisa do que a gente gostaria. Esquecemos alguns detalhes e preenchemos (inventamos, mesmo) outros pra preencher as lacunas. Lembramos muito mais de momentos fora do comum (tipo onde você estava no 11 de setembro de 2001?) do que de momentos comuns (onde você estava em 11 de setembro de 2021?). 


Em resumo: tomamos decisões fazendo previsões em cima de uma “base de dados” distorcida. Erramos na intensidade, na duração e até mesmo ao imaginar o que irá nos nos fazer felizes no futuro. 


A solução que ele traz para esse nosso “erro cognitivo” é tomar decisões ouvindo conselhos de outras pessoas, que passaram por situações semelhantes. E na dúvida, arriscar. É melhor se arrepender de ter feito do que não ter feito, porque aprendemos mais com os erros do que com a falta de ação. 


O livro é muito bom. O estilo do autor é descontraído, os exemplos são práticos e os dados vêm de estudos sólidos. Mas tem um ponto que eu não consigo compreender: segundo o autor, ter filhos não traz felicidade!!!


Para justificar essa opinião, ele traz resultados de diversos estudos, que “provam” que a felicidade conjugal é maior entre casais sem filhos - e vai diminuindo conforme a idade dos filhos, até que começa a melhorar quando os filhos saem de casa. 

ree

Como mãe de duas meninas (uma delas de apenas dois meses), eu até entendo que o falta de sono de qualidade, as despesas astronômicas e a falta de tempo para fazer outras coisas. Mas dizer que filhos diminuem a felicidade? 


Disso ele não conseguiu me convencer…


Comentários


©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page