O Cérebro da Criança - Dan Siegel e Tina Bryson
- fernandamschmid
- 3 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de abr. de 2024

Toda vez que ouve o interfone tocar, a minha filha, de dois anos, abre um sorriso e fala “batata”! Eu sei, ela não deveria estar comendo batatinha frita nessa idade (talvez nem a gente, ou pelo menos não com tanta frequência). Mas por mais que seja errado, não tem como não achar engraçada essa associação imediata que ela faz do interfone com o delivery. Neurônios que disparam juntos, se ligam juntos.
Essa é uma das lições que aprendi com o livro “O Cérebro da Criança”, de Dan Siegel e Tina Bryson. O mais legal desse livro é que os autores conseguem traduzir conceitos super avançados de neurociência de uma forma bem didática e fácil de entender.
A minha preferida foi a explicação do cérebro como uma casa de dois andares. No andar de baixo (tronco central e região límbica), ficam a cozinha, a sala de jantar, o banheiro, etc - as áreas responsáveis por atender as nossas necessidades mais básicas. Já o andar de cima (córtex cerebral), é como uma biblioteca repleta de janelas, que permitem ver tudo com mais clareza, e pensar, imaginar, planejar.
Enquanto o andar de baixo já nasce “pronto”, o andar de cima só fica totalmente maduro quando a pessoa chega aos vinte e poucos anos. Como pais, a gente precisa ajudar os filhos a construir a escada do andar de baixo pro andar de cima.
Com analogias assim, os autores explicam conceitos como neuroplasticidade ou neurônios-espelho - e trazem várias dicas do que fazer naqueles momentos de ansiedade, drama ou de birra.
Ganhei esse livro ainda na gravidez, mas só agora consegui ler. Não paramos ainda de pedir batata frita no delivery, mas pelo menos aprendemos a disfarçar a risada e mudamos o foco pra ela pensar em outra coisa…
Link: https://amzn.to/3JzKJCi









Comentários