Os Segredos da Mente Milionária, T. Harv Eker
- fernandamschmid
- 18 de fev.
- 2 min de leitura

Os Segredos da Mente Milionária, T. Harv Eker, foi publicado em 2005 - mas está até hoje na lista dos Mais vendidos da Amazon, na categoria Motivacional Auto-Ajuda.
E o livro tem bastante de auto-ajuda, mesmo: pelo menos uns 10 dos “17 Arquivos da Riqueza” focam nos modos de pensar que diferem as pessoas ricas dos demais. Não desconsidero esses conselhos - como estudante de neurociência, entendo a importância dos nossos modelos mentais e como eles influenciam nossas ações.
Mas a verdade é que o maior valor do livro está é nos demais conselhos - muito mais práticos e objetivos, que tratam de gestão financeira em si. Tentei resumir alguns aqui:
✔ Administre bem seu dinheiro
Se você não cuida bem do que tem hoje, não terá mais amanhã. Isso envolve ter controle e gestão de suas finanças, planejar gastos, e - principalmente - reduzir o seu custo de vida.
✔ Foque na construção de um patrimônio
Não importa quanto você ganha, e sim quanto você guarda. Quem nunca ouviu as histórias de ganhadores de loteria ou jogadores de futebol que, de depois de alguns anos como milionários, acabaram cheios de dívidas?
✔ Ponha seu dinheiro para trabalhar por você
Ligado ao ponto anterior, o segredo está em acumular ativos que gerem renda passiva - sem que você precise trabalhar ativamente. Investimentos, apartamentos de aluguel - o que couber no seu orçamento. O importante é começar a fazer o dinheiro trabalhar para você.
✔ Seja remunerado por resultados, não por tempo
Trocar tempo por dinheiro impõe um limite ao quanto você conseguirá acumular. Quem prefere ser pago com base em seus resultados demonstra confiança em suas habilidades e no valor que agregam - e ganha mais.
✔ Foco e Dedicação
Enriquecer exige foco, conhecimento, especialização, e 100% de dedicação. Não existe caminho fácil (nem mesmo para os influenciadores que querem fazer você achar que sim).
Em resumo: mesmo no livro mais vendido de “auto-ajuda motivacional”, a maior lição é que não basta visualizar a conta bancária cheia ou falar em voz alta os mantras do sucesso.
O segredo é a educação financeira: poupar, investir, administrar seus recursos, e construir um patrimônio sólido ao longo do tempo.
PS: Esse foi mais um livro que comecei com uma pitada de preconceito (ok, talvez uma colher de sopa inteira de preconceito), mas que acabou me surpreendendo. Nada como ir além da capa, né?









Comentários