top of page

Positividade, Barbara Fredrickson

ree

Alegria, amor, diversão, serenidade, gratidão… Quantas emoções positivas você consegue listar?


Estamos tão treinados pra reconhecer tudo que sentimos de “ruim”, que às vezes é difícil perceber (e cultivar) aquilo que nos faz bem. 


No livro Positividade, Barbara Fredrickson, professora e pesquisadora da Universidade da Carolina do Norte e uma das maiores especialistas do mundo em emoções, fala sobre as 10 emoções positivas que mais experimentamos. Além das que eu citei lá em cima, ela destaca também interesse, esperança, orgulho, inspiração e admiração. 


Nunca tinha pensado em algumas delas como “emoções positivas”. Por exemplo, INTERESSE - que ela define como curiosidade genuína, vontade de explorar e aprender. Achava que isso era mais uma “característica” ou parte da personalidade. Mas gostei da inclusão: sendo super curiosa, adorei perceber (de forma consciente - o inconsciente já sabia!) que esses momentos de descoberta também são momentos de felicidade.   


Outra coisa que gostei muito no livro foi o “Positivity Ratio”: segundo a autora, devemos cultivar emoções na razão de 3:1 - três emoções positivas para cada uma negativa. 


Afinal, as emoções negativas também podem ser extremamente úteis. O medo nos ajuda a evitar riscos. A insegurança pode nos preparar melhor pra uma apresentação. A raiva (quando bem canalizada) funciona como combustível pra lutar contra injustiças.


Pois é - o caminho da felicidade não é viver a vida em modo Pollyanna 24 horas por dia, mas sim viver com esse “desequilíbrio”, com mais emoções positivas que negativas. 


Então não custa saber reconhecer e apreciar as nossas emoções positivas pra manter essa razão sempre pendendo pro lado positivo, né?





Comments


©2024 por Fernanda M Schmid

bottom of page